Página

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Os 12 Trabalhos de Hercules



Quem me conhece ja sabe da paixao que eu tenho pelos temas relacionados com a Historia, sobretudo com temas de Historia que envolvam e se refiram a Arqueologia.


Mesmo sendo um apaixonado pela Historia, pela investigacao do passado existem sempre areas que ganham a nossa preferencia e no meu caso e a Historia Antiga, nao directamente a Pre-Historia mas sim o estudo das civilizacoes antigas como o Antigo Egipto, a Roma Antiga e a Grecia Antiga. Os temas que mais me atraem e fascinam sao tambem sem duvida a Arqueologia e a Mitologia destas nacoes e civilizacoes antigas. Fazia ja algum tempo que nao dedicava o meu tempo a uma cronica com o mesmo tema pelo que o prazer em escrever a mesma cronica e ainda maior, sobretudo por envolver a Mitologia Grega um tema que me fascina de facto mas no qual nao sou nenhum expert pelo que acabo por ganhar mais conhecimento tambem ao pesquisar, aprofundar meus conhecimentos e por fim, escrever.

Os 12 trabalhos de Hercules (ou Heracles) estao ligados a historia, mito ou lenda acerca do mesmo  semideus grego filho do grande Zeus o maior de todos os deuses gregos e Hercules apos cumprir a tarefa da qual fora incumbido se viria a tornar o mais celebre de todos os herois gregos.


Os doze trabalhos de Hercules sao uma serie de episodios arcaicos ligados entre si por uma narrativa continua, relativa a uma penitencia que teria sido cumprida por um dos maiores herois gregos, Heracles, mais conhecido em portugues pela romanizacao Hercules. Os antigos gregos atribuiam o estabelecimento de um ciclo fixo de doze trabalhos a um poema epico, a Heracleia, ja perdido, escrito por Peisandro de Rodes, e dataria de 600 A.C.

Da mesma maneira que sao conhecidos actualmente, os trabalhos de Hercules nao sao contados num unico lugar, foram reunidos a partir de fontes diferentes. De acordo com os mitologos Carl A. P. Ruck (1935) e Blaise Daniel Staples (1958-2005), nao ha uma maneira especifica de interpretar os trabalhos, pode-se inferir que apenas seis deles se passam no Peloponeso (uma extensa penisula montanhosa situada no Sul da Grecia), e culminaram com a rededicacao de Olimpia (cidade grega famosa por ser o local onde se realizavam os Jogos Olimpicos da antiguidade). Os outros seis trabalhos levaram o heroi ate terras bem mais distantes, quase sempre a lugares relacionados com a Deusa Hera (a Deusa Grega das Bodas e da Maternidade), alem de entradas para o Hades (Submundo), o Mundo inferior habitado pelos mortos. Todos os trabalhos porem apesar de serem em locais por vezes bem diferentes e distantes uns dos outros seguiam o mesmo modelo: Hercules era enviado para matar, subjugar ou para ir buscar uma planta ou animal magico para Euristeu, representante de Hera.

Uma celebre descricao dos trabalhos na Arte Grega se encontra nas metopes do Templo de Zeus em Olimpia, que data do Seculo V A.C.


Zeus, o Rei dos deuses olimpicos, que havia engravidado a sua amante, Alcmena, proclamou que o proximo filho a nascer da casa de Perseu seria coroado Rei de Micenas. Hera, sua esposa, ao descobrir o facto, fez com que Euristeu nascesse prematuro de sete meses, antes do filho de Alcmena, Hercules. Zeus enfureceu-se ao saber do que ela havia feito, porem nada pode fazer, sua proclamacao continuou em vigor.

Mais tarde, ja em idade adulta, Hercules viria a assassinar sua propria esposa, Megara, filha de Creonte, Rei de Tebas, e alem da esposa Hercules matara tambem seus tres filhos, num acesso de loucura que fora provocado por Hera. Quando se deu conta do que havia feito, o heroi se isolou, fugindo para o campo e vivendo sozinho. Foi encontrado por seu primo Teseu, e foi convencido a visitar o oraculo em Delfos, para recuperar sua honra. O oraculo lhe contou que, como penitencia, Hercules deveria ter que executar uma serie de doze tarefas, ou trabalhos, e servir durante doze anos a Euristeu, e ao fim dos trabalhos ele se tornaria imortal. Euristeu era o homem que ele mais odiava, por haver herdado o seu direito de nascenca. Foi Pitia, tambem conhecida como Pitonisa quem primeiro chamou o Heroi de Hercules, ate entao ele era conhecido pelo nome de Alcides.

Em seus trabalhos, Hercules tinha frequentemente a companhia de um jovem companheiro (um eromenos) - de acordo com Licimnio e outros autores antigos - como por exemplo Iolau, seu sobrinho. Embora ele devesse inicialmente realizar apenas dez trabalhos, este auxilio fez com que ele tivesse que vir a realizar mais dois do que estava previsto, ja que Euristeu nao contou o trabalho da Hidra, porque Iolau havia ajudado Hercules, ou os estabulos de Augias, pelo qual recebeu pagamento pelo trabalho, e que foi realizado pelas aguas de um rio.


A ordem encontrada em Pseudo-Apolodoro e a seguinte:

1. No Peloponeso, estrangulou o Leao da Nemeia - maior leao do mundo, filho dos mostros Ortros e Equidna - os habitantes do local nao o conseguial matar, pois a unica coisa que poderia perfurar o couro era a propria garra do leao. Na sua segunda tentativa de mata-lo, tendo a primeira sido infrutifera, estrangulou-o, apos lutar com ele. Tendo terminada a luta arrancou a garra do leao e tirou-lhe o couro para utiliza-lo como peca de vestuario. A criatura converteu-se na Constelacao de Leao.

2. Matou a Hidra de Lerna, filha mostruosa de duas criaturas grotescas, a Equidna e Tifao. Era uma serpente com corpo de dragao, que possuia nove cabecas (uma delas parcialmente de ouro e imortal, que se regeneravam), mal eram cortadas, e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Hercules matou-a cortando suas cabecas enquanto seu sobrinho Iolau impedia sua reproducao queimando suas feridas com pedacos de lenha em brasa. A Deusa Hera enviou ajuda a serpente - um enorme caranguejo , mas Hercules pisou-o e o animal converteu-se na Constelacao de Caranguejo (do latim Cancer, "Caranguejo"). Por fim, o Heroi banhou suas flechas com o sangue da serpente para que as mesmas ficassem envenenadas.

3. Alcancou correndo a Corca de Cerineia, um animal lendario, com chifres de ouro e pes de bronze. A Corca, que corria com assombrosa rapidez e nunca se cansava, era Taigete, Ninfa, que para fugir a perseguicao de Zeus foi transformada por Artemis no animal. Como ela tinha uma velocidade insuperavel, Hercules a Perseguiu incansavelmente durante um ano ate que, ja exausta, foi atingida por uma flecha disparada pelo Heroi. Levemente ferida, foi levado nos ombros de Hercules ate ao reino de Euristeu. Em outra versao do mito, Hercules teria capturado a corca mas sem feri-la; ele a perseguiu igualmente durante um ano, ate conseguir apanha-la com uma rede, porem ela acabou por se ferir. O Heroi pos entao a culpa em Euristeu, para que Artemis se zangasse com ele. Ainda em uma terceira versao, Hercules tera levado igualmente um ano para realizar o trabalho a seguir, que era capturar a corca que habitava o Monte Cerineu. Este animal parecia ser mais timido do que perigoso e sagrado para Artemis; Hercules finalmente aprisionou-a e a estava levando para Euristeu quando se encontrou com Artemis, que estava muito zangada e ameacou mata-lo pelo atrevimento de Hercules em capturar o seu animal; mas quando ficou a saber acerca dos trabalhos e tarefas que Hercules tinha para cumprir, concordou em deixar o Heroi levar o animal, com a condicao que Euristeu o libertasse logo que o tivesse visto.

4. Hercules capturou vivo o Javali de Erimanto, que devastava os arredores, ao leva-lo ao cansaco e fatiga-lo apos persegui-lo durante horas. Euristeu, ao ver o animal no ombro do Heroi, teve tamanho medo que se foi esconder dentro de um caldeirao de bronze. As presas do animal foram mostradas no Templo de Apolo, em Cumas.

5. Hercules limpou em um dia os currais do Rei, Augias, que continham tres mil bois e que ha mais de trinta anos nao eram limpos. Estavam tao fedorentos que exalavam um gas mortal. Para isso, Hercules desviou dois rios.

6. Hercules matou no Lago Estinfalo, com suas flechas envenenadas, mostros cujas asas, cabeca e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam no seu voo os raios de sol. Hercules com seu arco, conseguiu matar alguns e os outros, expulsou para outros paises.

7. A setima tarefa de Hercules consistia em levar o Touro de Creta vivo ate junto de Euristeu, que por sua vez o entregaria a Hera. O touro era enraivecido, selvagem, bravo e aterrorizava o povo da ilha grega de Creta, pois Poseidon, o Deus dos mares, o havia oferecido a Minos, Rei local, em sacrificio, e o Rei nao teve coragem de sacrificar um animal tao bonito e forte. Hercules nao so o capturou como, montando no animal, o levou tambem ate a Euristeu.

8. Hercules na sua oitava tarefa dos doze trabalhos castigou Diomedes (Rei da Tracia), filho de Ares, possuidor de cavalos que vomitavam fumo e fogo, e a quem ele dava a comer os estrangeiros que as tempestades arrolavam a sua costa. O Heroi entregou-o a voracidade dos seus proprios animais.

9. Hercules venceu as amazonas (mulheres guerreiras), tirou-lhes a Rainha Hipolita, apossando-se do cinturao magico que ela propria vestia.

10. Hercules matou o gigante Geriao, um mostro de tres corpos, seis bracos e seis asas, e apoderou-se dos seus bois que se encontravam guardados por um cao de duas cabecas, e um dragao de sete.

11. O seu decimo primeiro trabalho foi colher as macas de ouro do Jardim das Hesperides, apos matar o dragao de cem cabecas que as guardava. O dragao foi morto por Atlas, a seu pedido, e durante o trabalho, ele sustentou o ceu nos ombros no lugar do Tita.

12. O ultimo trabalho de Hercules consistiu em trazer do Mundo dos mortos o seu guardiao, o cao Cerbero. Hades o autorizou a levar Cerbero para cima da Terra sob a condicao de conseguir domina-lo sem ter que usar suas armas. Hercules entao lutou com Cerbero so com a forca dos seus bracos, quase o sufucou, dominando-o. Depois levou-o a Euristeu, que, com medo, ordenou-lhe que o devolvesse.


Note-se contudo que existem diferencas nas ordenacoes para os trabalhos de Hercules. Por exemplo o falecido Historiador frances Pierre Grimal (1912-1996) e um apaixonado e amante da Mitologia Grego-Romana e pelas civilacoes Grego e Romana na sua obra, Dicionario de Mitologia Grego-Romana (1951 com reedicao em 1976) enumera-os da seguinte forma:

1. O Leao da Nemeia.
2. A Hidra de Lerna.
3. A Corca de Cerineia.
4. O Javali de Erimanto.
5. As Cavalaricas do Rei Augias.
6. Os Passaros do Lago Estinfalo.
7. O Touro de Creta.
8. As Eguas de Diomedes.
9. O Cinto da Rainha Hipolita.
10. Os Bois de Gerion.
11. As Macas de Ouro das Hesperides.
12. O Cao Cerbero.


Ja o Academico alemao estudioso da Mitologia e dos cultos gregos, Walter Burkert (1931-2015), chamou os trabalhos, juntamente com os outros mitos sobre Hercules, de "um conglomerado de contos populares que foram explorados apenas de maneira secundaria pela grande Arte da Poesia", e afirmou que nao foi ate al fim do Seculo V que os poetas da Era Classica puderam trazer o mito para "uma atmosfera mais classica, heroica e humana, afastando-o de seu impulso natural rumo a um reino descompromissado, alem do humano". A medida que os feitos sobre-humanos de Hercules, sempre a vencer a morte, passaram a adquirir simbolismos [filosoficos, morais e, eventualmente, alegoricos, por tras de seus significados literais], a figura do Heroi passou a representar uma tradicao mistica interior, e os trabalhos foram interpretados em termos de uma jornada espiritual. Os ultimos tres trabalhos (Os Bois de Gerion, As Macas de Ouro das Hesperides, O Cao Cerbero), em particular, seriam considerados metaforas sobre a morte. Hercules foi unico entre os herois gregos, na medida em que nao se conhecia a localizacao da sua sepultura e portanto os sacrificios e libacoes eram-lhe oferecidas em todos os lugares.


Caro (a) leitor (a) estou prestes a terminar mais uma cronica e um trabalho e acredito que este possa vir a ser um dos trabalhos marcantes de 2024 sobretudo pelo tema em si e pelo seu conteudo acho que o mesmo e bastante interessante mas isso e para mim que sou um apaixonado pela Historia e todos os temas que envolvem a mesma sobretudo Arqueologia e Mitologia.

Quando se fala em Mitologia muitas vezes consideramos logo Mitologia, pois, Mito e falta de verdade mas acredito que na maioria dos casos embora possa ser assim nem sempre o que envolve a Mitologia nao e de facto real.

E tempo agora de me despedir com um forte abraco e prometendo que esta e apenas mais uma das grandes cronicas que vos espera no ano de 2024, um bom Ano de 2024 para todos e sobretudo e igualmente espero um novo encontro aqui em breve, vamos a caminho das 500.000 visualizacoes, que essa meta seja atingida em 2024.

                                                                                                                  Manuel Goncalves





Sem comentários:

Enviar um comentário