Página

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Amor de Perdicao, Livro (1862)



Nesta cronica irei fazer, prestar uma homenagem e lembrar aquele que para mim foi o melhor livro portugues que li ate ao momento,  Amor de Perdicao (1862) uma das melhores (ou talvez a melhor) obra literaria do meu escritor portugues preferido, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) mais conhecido como Camilo Castelo Branco.

Nao pretendo desfazer de outros dois livros que adorei ler de um outro grande Escritor portugues. O Crime do Padre Amaro (1875) e O Primo Basilio (1878) de Jose Maria de Eca de Queiroz (1845-1900) mais conhecido como Eca de Queiroz. Sao duas maneiras diferentes de escrever um parece procurar mais a ficcao o outro o realismo, duas vidas vividas de diferentes maneiras mas sem duvida acredito que para la dos melhores da sua geracao sao os melhores escritores portugueses de todos os tempos pelo menos no genero de romantismo. Sou mais apreciador da obra de Camilo, um apaixonado pela sua biografia e por tudo o que viveu desde um amor proibido, a prisao e a doenca que acabou por levar ao suicidio.

Amor de Perdicao parece me ter uma comparacao em termo de historia ao grande Romeu e Julieta (1595) de William Shakespeare (1564-1616) mas claro sem se poder considerar que tivesse havido qualquer tipo de plagio. Sinto que O Amor de Perdicao e uma obra muito lusitana sem deixar de ser considerada uma obra de referencia internacional embora so em 2016 tenha sido traduzida para ingles.


O Amor de Perdicao e uma novela do Escritor portugues Camilo Castelo Branco, escrita em 1861 e publicada em 1862. E considerada a obra principal do Escritor, e uma das mais importante durante a fase do Romantismo em Portugal. Retrata principalmente a Historia do amor proibido entre Simao Botelho e Teresa Albuquerque. Foi subtilada pelo Autor como Memorias duma Familia.

Quando a obra foi escrita, em 1861, Camilo Castelo Branco passava por uma das partes mais caricatas da sua vida, encontrava-se preso na Cadeia da Relacao (1582), no Porto, devido ao crime de adulterio, que tinha praticado com Ana Augista Vieira Placido (1831-1895) conhecida tambem como Ana Augusta mas muito mais conhecido como somente Ana Placido.

A obra Amor de Perdicao foi escrita durante um periodo de quinze dias, durante a estadia do Autor na referida cadeia anteriormente. Enquanto esteve preso, tambem redigiu as obras O Romance de um Homem Rico (1861) e parte de Doze Casamentos Felizes (1861).

A primeira edicao do livro foi publicada em 1862, ano em que tambem editou Memorias do Carcere (1862) escrito em quarenta dias, Coisas Espantosas (1862) e Coracao, Cabeca e Estomago (1862). Porem, o periodico Revolucao de Setembro de 01 de Janeiro desse ano, 1862, relatou que a obra ja estava em circulacao, pelo que tera sido editada ainda em 1861, embora a data oficial seja de facto 1862, data assinalada no rosto do livro.

Ja em 1864, Camilo Castelo Branco escreveu a obra, Amor de Salvacao (1864), que pretendia em parte fincionar em contraponto em relacao ao livro Amor de Perdicao.

Em 1983, O Real Gabinete Portugues de Leitura (1837), na Cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, e a casa portuense Lello & Irmao (1906) que hoje se chama Livraria Lello lancaram uma reedicao da obra a partir do manuscrito original, dirigida pelo Professor, Maximiano de Carvalho e Silva da Universidade Federal Fluminenses (1912), e Anibal Pinto de Castro (1938-2010) um Professor Universitario e Investigador portugues, da Universidade de Coimbra (1290). Em 1986, a Secretaria de Estado da Cultura (1995) publicou uma edicao especial do livro, destinada aos portugueses emigrados pelo Mundo.


. Dados da Obra o Amor de Perdicao:

. Autor: Camilo Castelo Branco.
. Genero: Romance.
. Idioma: Portugues.
. Lancamento: 1862.
. Editora: Livraria More.
. Formato: 18 Cm.
. Paginas: 249.
. ISBN: 978-1-716-45886-6

Apos a sua publicacao, o Amor de Perdicao depressa se tornou na obra mais conhecida do Autor, tendo sido por diversas vezes traduzida, e adaptada ao Teatro e Cinema.

. Taducoes:

. Amor de Perdicion (Galego, 1986), ISBN 978-84-7507236-4.
. Das Verhangnis der Liebe (Alemao, 1988), ISBN 3-9241754-0-3.
. (Russo, 1990), ISBN 5-280-01259-9.
. Fortapt Kjaerlighet en Families Memoarer (Noruegues, 1999), ISBN 82-7995-002-8.
. Amore di Perdizione  (italiano, 2000), - Sellerino - La memoria n. 485 - 276 pagine - EAN 9788838916328.
. Doomed Love (Ingles, 2000), ISBN 0-943722-27-6.
. Love of Perdition (Ingles, 2016), ISBN 978-0-9938568-2-2.
. (Mandarim, 2001).
. (Arabe, 2023).

. Adaptacoes:

. Teatro:

. Amor de Perdicao (1907), de Joao Marcelino Arroio (1861-1930).

. Cinema:

O livro foi seis vezes adaptado ao cinema, entre elas:

. Amor de Perdicao (1921) - (Versao Muda).
, Amor de Perdicao (1943), de Antonio Filipe Lopes Rbeiro (1908-1995).
. Amor de Perdicao (1979), de Manoel Candido Pinto de Oliveira (1908-2015).
. Um Amor de Perdicao (2008), de Mario Alberto Barroso Garcia da Silva (1947).

. Televisao:

Em 1965, a rede de televisao  publica brasileira, TV Cultura (1960) apresentou a sua versao do mesmo romance, em forma de telenovela, tambem chamada de Amor de Perdicao (1965).

Juntamente com os romances, Misterios de Lisboan(1854) e Livro Negro do Padre Diniz (1855) e a base para a telenovela Luso-brasileira, Paixoes Proibidas (2006).


. Analise:

. Narrador:

O Narrador apresenta-se em terceira pessoa, apenas identificando-se no final do livro como sendo sobrinho de Simao Botelho, filho de Manuel Botelho, irmao de Simao. Possui aspectos autobiograficos.

. Influencias:

O titulo do livro foi escolhido em grande parte devido a propria situacao real em que o Autor se via envolvido na mesma altura em que escrevia a mesma obra literaria. Com efeito, parte do enredo espelha situacoes que Camilo Castelo Branco e Ana Augusta Vieira Placido viveram, como uma relacao amorosa e infeliz, a recolha num convento, a pena de degredo, que o proprio Autor tambem esteve em risco de correr e cumprir, e a atitude violenta que o personagem principal do livro e romance, Simao Botelho, teve contra a sociedade em geral, e contra o abuso dos poderes paternos. Esta ligacao entre Camilo Castelo Branco e Simao Botelho esta nitidamente e bem patente em varias partes do livro, quando Simao escreve a Teresa suplicando-lhe que a mesma, a sua amada, renegue ao seu amor, de forma a que pelo menos ela se consiga salvar. Nestes momentos, Simao sai do seu caracter normal, tornando-se obviamente uma representacao do Autor. Outra inspiracao para a obra foram as experiencias do seu tio paterno Simao Antonio Botelho, e de Rita, que o acolhera como orfao na cidade de Vila Real. O tio paterno de Camilo, Simao Botelho chegou ainda a ser deportado para a India, onde tera vindo a falecer. Esta e uma das principais diferencas em relacao a obra, uma vez que o personagem da obra, Simao Botelho, tera vindo a morrer a bordo do navio, ja a caminho da India. Esta nao foi a primeira vez que Camilo de Castelo Branco se inspirou nas historias da sua propria familia, os Correias Botelhas, conhecidos como Brocas. Com efeito, tambem tentou escrever um livro baseado em seu avo, Domingos Jose Correia Botelho, que nao chegou a concluir, e em 1853, utilizou pessoas da sua propria familia como personagens.

Uma outra grande influencia para o livro foram as lendas e tradicoes da regiao entre Douro e Minho, sobressaindo o dialogo onde Teresa de Albuquerque rejeitou seu primo e pretendente Baltasar Coutinho, muito semelhante a Lenda do Tragico Juramento, documentada por Gentil Esteveira Marques (1918-1991).

. Corrente Literaria:

Apesar de nao ser talvez o melhor livro de Camilo Castelo Branco, do ponto de vista de estrutura, embora seja claramente o que foi escrito com mais amor, paixao em toda a sua obra literaria; e certamente o mais conhecido da obra do Escritor. Ainda assim, e um ponto marcante em toda a sua carreira de Escritor, correspondendo a sua maturacao artistica. Corresponde igualmente ao auge da segunda fase do romantismo portugues, ao combinar os temas romanticos com os excessos da paixao entre os dois protagonistas, proibida pelas rivalidades entre as familias, que acaba com o seu sacrificio.

                                               
O livro centra-se principalmente na relacao amorosa entre Simao Botelho de, 17 ou 18 anos, e Teresa de Albuquerque, com 15 anos de idade. Esta paixao encontrou a oposicao da familia de Teresa, uma vez que, apesar de ambos pertencerem a familias de origem fidalga, Simao tinha uma maior afinidade para com as pessoas do povo, preferencia que tambem era criticada pela sua irma Rita, que o acusava de desprezar a sua linhagem. Sobressai entao o tema do amor impossivel, que termina no sacrificio de ambos, sendo Teresa enclausurada num convento, enquanto Simao viria a ser condenado ao degredo apos matar o rival Baltasar Coutinho, primo de Teresa e pretendente a casar-se com a mesma, falecendo no entanto a bordo do navio quando seguia para a India para cumprir a pena a qual havia sido condenado pelo crime que cometera.

Simao Botelho e Teresa de Albuquerque pertencem a familias rivais: ele, filho, de 18 anos de idade de um Juiz e ela, de 16 anos de idade, sendo filha unica, de um amado, mas tiranizado nobre provincial. Eles estao perto e - por causa de disputas triviais - seus pais se odeiam. A historia se passa em Coimbra, onde estudou o jovem Simao Botelho, e em Viseu, onde as familias residem. O amor floresce quase que involuntariamente e, uma vez que e detectado, ele e ferozmente contestado por ambos os pais. Para complicar ainda mais a situacao e tornar aquele amor ainda mais impossivel o primo de Teresa, Baltasar Coutinho intervem, visando e procurando a forca obrigar Teresa a aceita-lo como marido sendo aceite e apoiado por sua familia. A dedicacao dos dois amantes e total e intransigente, nada os parece demover ou recurar. Por Teresa recusar a casar-se com seu primo, e enviada pelo Pai para um convento, primeiro em Viseu e depois no Porto. Simao a todo o custo e esforcos tenta ver a amada, mas e impedido pela familia e agora tambem pelo primo de Teresa. Desesperado por causa de uma proibicao que considera injustificada e com medo de mais violencia que poderia forca-la a casar com Baltasar, tira proveito de uma provocacao na rua e acaba matando o primo da amada. Simao se recusa a fugir e se entrega as autoridades. Nao adiantaria para ele se defender e entao e condenado a forca. O Pai acaba mudando suas atitudes ate entao e decide mudar de decisao, empurrado por sua esposa, filhas e amigos. Ele pediu e obteve a aceitacao de que a sentenca passasse a ser comutada para dez anos de exilio nas Indias Portuguesas em vez de acabar por ser executado na forca. Simao e entao colocado a bordo de um navio que esta partindo para Goa. Ao partir do Porto ve a sua amada por tras das grades do convento. Ele percebe que ela esta morrendo e ainda tem tempo para receber uma carta na qual Teresa declara que ele nunca conheceu a maioria, se nao no ceu. Ela entao morre consumida por infelicidade e tristeza. Ele segue logo depois o mesmo destino depois de ficar doente e fica com uma febre inexplicavel, morre e o corpo e lancado ao mar. Tambem morre a sua jovem serva Mariana, que ama Simao desesperadamente, tendo-o tratado e seguido nos dias na prisao e que acaba por preferir morrer com ele do que continuar a viver sem o mesmo.


. Personagens:

. Simao Botelho - O Protagonista do romance, ama Teresa , apesar de serem de familias vizinhas mais rivais. Estudante academico, sai de casa para viver o seu amor, ate que acaba sendo preso apos matar o seu rival e primo da sua amada.

. Teresa de Albuquerque - A Protagonista do romande, ama Simao, apesar de serem de familias vizinhas mas rivais. Foi enviada e enclausurada num convento por vontade e ordem do Pai na tentativa que o mesmo fizera para que a filha tirasse o amado da cabeca, apesar disso nao consegue esquecer Simao, e rejeita o primo.

. Mariana - Filha de Joao da Cruz, e uma jovem que igualmente ama Simao desesperadamente ao ponto de acabar por preferir morrer junto com o mesmo do que continuar a viver sem o seu amado.

. Joao da Cruz - Pai de Mariana, e quem socorre Simao e se torna grande amigo dele, tem uma enorme divida de gratidao para com o Pai do mesmo que no passado o salvara da forca apos anos antes ter assassinado outro homem. Acaba por ser assassinado.

. Baltasar Coutinho - Primo de Teresa e quer casar com ela a todo o custo, faz todos os esforcos para separar os dois jovens amados mas acaba assassinado por Simao.

, Tadeu de Albuquerque - Pai de Teresa, nao aceita e nem aprova o relacionamento da filha com Simao e exige que ela se case com Baltasar, seu sobrinho. Por ela se negar a casar com o primo, Tadeu a envia para um convento onde a mesma fica enclausurada.

. Domingos Botelho - Pai de Simao, Juiz de Fora, Apesar de rejeitar o filho por ele amar a filha do seu rival, acaba o ajudando quando ele vai preso e acaba por ser condenado a morrer enforcado tendo a ajuda do Pai mudado a sentenca para o exilio de dez anos nas Indias Portuguesas.

, Dona Rita preciosa - Mae de Simao. Mesmo apos o marido ter rejeitado o filho, ela sempre o tentou ajudar.

. Manuel Botelho - Irmao mais velho de Simao, teve um desentendimento com o irmao mais novo e com o Pai no passado, o que fez com que o mesmo saisse de casa.

. Maria Botelho - Irma de Simao.

. Ana Botelho - Irma de Simao.

. Rita Botelho (Ritinha) - Irma mais nova de Simao, a mais apegada e chegada a ele.

. Josefa - Cunhada de Joao da Cruz.


Assim vai terminando a primeira Cronica do ano de 2024 e penso que a mesma em muito vai ajudar a aumentar as visualizacoes do blog. No google quando pesquisarem por Amor de Perdicao em algumas hipoteses aparecera este meu trabalho, tal como, aconteceu com O Gigante Adamastor uma Cronica aqui do Blog escrita em 27 de Dezenbro de 2014 (parece que foi ontem mas ja la vao dentro de dias fazer 9 anos que escrevi a mesma) que teve inumeras partilhas.

Pretendo seguir no novo em que ja estamos com o mesmo tipo de atitude e procurando sempre seguir em frente com a mesma dedicacao e postura. Este e um blog criado em 2013, com ate ao final de 2023 exactamente 398 posts. Isso e sinonimo de muito trabalho e dedicacao nao e sinal de ter um blog com meia duzia de postagens e depois apaga-lo, fazer um novo blog e a historia se repete sem tirar nem por. Assim funcionam alguns pseudo criticos que afirmam ter enorme talento para escrever e que ate ganham dinheiro com isso mas que sao incapazes de demostrar o mesmo, provar o mesmo e nao o fazem porque simplesmente mentem. 

E facil as vezes tentar passar se por aquilo que nao se e, que nunca se foi sem o provar, isso e demasiado facil. E facil viver uma ilusao e viver aquilo que se sonha ser colocando no secretismo aquilo que realmente se e, creio que pessoas dessas sofrem de um serio problema mental e deveriam ser tratadas.

Caro (a) leitor (a) quero aproveitar a oportunidade em que me despeco como e habitual para desejar para todos tudo de melhor em 2024 com muito amor e saude e ca nos encontraremos em breve.

                                                                                                                  Manuel Goncalves









Sem comentários:

Enviar um comentário